terça-feira, 12 de novembro de 2013

Mensagem de paz

A paz

Sempre houve muitas guerras, em vários países, em vários lugares e época do mundo em que todos nós vivemos... 
O tempo foi passando e as coisas foram melhorando, embora ainda haja muita violência...
Ainda não se há a paz total. Há muitas coisas pelas quais precisamos lutar. 
Você quer viver em paz ? Quer ?
Eu quero ! Então faça o bem, viva bem !
Seja da paz, viva em paz ! 

Nathália Vargas

Artigo sobre as DST's (Doenças Sexualmente Transmissíveis)

- Matéria : Ciências

As  doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas essencialmente pelo contato direto, mantido através de relações sexuais onde o parceiro(a) necessariamente porta a doença , e indireto por meio de compartilhamento de utensílios pessoais mal higienizados (roupas intimas), manipulação indevida de objetos contaminados (lâminas e seringas).Os principais agentes infectuosos são os vírus , as bactérias e os fungos. Essas doenças atingem principalmente o público jovem, acredito que isso é consequência do descuido individual com a saúde ou até mesmo pela falta de programas educativos . De modo geral, o uso de preservativos associados a alguns cuidados , impedem o contágio e disseminação .Contudo se não forem diagnosticadas e tratadas corretamente, além do processo infeccioso , podem levar à infertilidade , gravidez precoce  ,surgimento de outras doenças oportunistas e até mesmo a morte. 
Lembre-se DST é coisa seria , por isso previna-se sempre. 

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Literatura em vídeo

Eu e meu grupo, de acordo com as ordens da professora, escolhemos um conto e o transformamos em um vídeo.
O conto selecionado foi : Felicidade Clandestina - Clarice Lispector.
Espero que gostem.


Campanha sobre o bullynig

Após a leitura do livro "Todos contra Dante", foi proposto que fizéssemos uma campanha, uma tirinha, uma charge e algo para divulgação ( optamos por um marcador ), sobre o assunto abordado no livro, no caso o Bullying. 
O grupo para este trabalho era composto por 3 integrantes. 
Ficou assim : 

Charge: 












Marcador:

















Tirinha:

Campanha em vídeo: 

Resumo do livro "Uma garrafa no mar de Gaza"

O livro "Uma Garrafa no mar de Gaza", de Valérie Zenatti, conta a história de uma jovem Israelense, que tem mãe, pai, irmão, melhor amiga e namorado, mas também tem algo de muita importância, e que esconde de todos eles.. Um segredo.
Tanto ela, quando sua família acreditam que poderia vir á existir, um dia, a paz entre Israel e Palestina.
A menina, então, resolve escrever uma carta, esta, que seria jogada no mar de Gaza, pelo seu irmão Eytan. 
Ela esperava que alguém a encontrasse, e enfim, passasse a responde-la.. Dito e feito. 
Dias depois, um menino Palestino, respondeu sua carta e a partir daí passaram a trocar e-mails, conversando sobre várias coisas, se conhecendo ( mesmo que isso tenha sido um pouco complicado no começo ), falando sobre suas ideias em relação aos atentados e conflitos em seus países, vivendo uma experiencia diferente e maravilhosa, que poderia mudar a vida de cada um deles.  




*O livro é super gostoso de ler, porém recomendo para pessoas que se interessam um pouco mais pelos assuntos relacionados a história, já que é o que se pode ler em boa parte do livro. 

*Sobre a autora : Nasceu em Nice, em 1970, mas passou toda a adolescência em Israel, experiência que influenciou o seu trabalho. Ela é tradutora, roteirista e publicou quinze livros.

Crônicas e cronistas brasileiros III

Luis Fernando Verissimo

Luis Fernando Verissimo nasceu em 26 de setembro de 1936, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Filho do grande escritor Érico Verissimo, iniciou seus estudos no Instituto Porto Alegre, tendo passado por escolas nos Estados Unidos quando morou lá.
Voltou a morar nos EUA quando tinha 16 anos, havia cursado a Roosevelt High School de Washington, onde também estudou música, sendo até hoje inseparável de seu saxofone.
"Verissimo é uma fábrica de humor. Muito bom [...]"
O mesmo é um ótimo cronista.


Crônica: Se eu fosse Deus

Nessa crônica, de Verissimo, ele expressa e fala sobre suas vontades de ter os poderes de Deus. Mas isso ele queria apenas para conquistar mulheres.
Ele diz que se fosse Deus, poderia impressioná-las com surpresas naturais, dar-lhe tudo, satisfazer todos os seus desejos e se nada disso adiantasse então, poderia modificar um pouco sua aparência.


Tal crônica, interpretada, quer dizer que muitas mulheres se impressionam com a beleza exterior dos homens e não com o que eles fazem para impressioná-las. 


Crônicas e cronistas brasileiros II

Rubem Braga

Rubem Braga, considerado por muitos o maior cronista brasileiro desde Machado de Assis,  nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, ES, a 12 de janeiro de 1913.
Certamente capaz de produzir contos, novelas ou romances, ele não se deixou seduzir pelos chamados "gêneros nobres" e tornou-se essencialmente, cronista.
Ocupa lugar de destaque na história da crônica brasileira.

Crônica : Um sonho de simplicidade.

Essa Crônica, de Rubem Braga, faz uma certa comparação entre a vida mais simples e a que possui mais riquezas.
Como já viveu os dois estilos, ele fala sobre as diferentes necessidades de cada um deles. Diz, formando uma conclusão, que acabava sendo mais feliz quando pescava e tomava sua cachaça para esquentar ao invés de tomar o uísque de agora, ou seja, sente falta da simplicidade que tinha antes

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Crônicas e cronistas brasileiros I

Atualmente, algo que também estamos trabalhando em português é a Crônica, deste modo irei postar o resumo da biografia de três cronistas brasileiros e junto á elas, também o resumo feito por mim, de uma crônica de cada um. As mesmas serão publicadas em postagens diferentes. 

Fernando Sabino

Fernando Tavares Sabino, nasceu em 12 de outubro de 1923, Dia da criança em Belo Horizonte.
Sempre voltado para a busca do pitoresco ou do irrisório no cotidiano, ele nos mostra que cronista tem seus "momentos de escrever", e que, apesar de pressa, característica do ofício, ele também recebe o impulso da inspiração, seleciona a pesquisa, trabalhando com o texto em suas diferentes fases. 

Crônica : O melhor amigo ( resumo )   

A mãe estava na sala costurando. O menino chegou em casa, abriu a porta e entrou cautelosamente... Logo correu em direção ao seu quarto.
A mãe o gritou, afim de saber o que ele estava carregando. 
Pronto ! Estava descoberto. Caminhou até a sala e mostrou o que tinha nas mãos. Era um filhote. 
A mãe, na mesma hora, mandou o filho se livrar do animal. Não queria aquele cachorro dentro de sua casa.
O menino, inconformado, brincou com o filhote durante o tempo cedido pela mãe. 
Saiu com o cachorro e voltou com uma nota de 10 e outra de 20 nas mãos. 
Havia vendido seu amigo por "30 dinheiros". 

domingo, 20 de outubro de 2013

Poema III

Poema III 

Título: Razão de ser
Autor: Paulo Leminski

Escrevo. E pronto.
Escrevo porque preciso
preciso porque estou tonto.
Ninguém tem nada com isso.
Escrevo porque amanhece.
E as estrelas lá no céu
Lembram letras no papel,
Quando o poema me anoitece.
A aranha tece teias.
O peixe beija e morde o que vê.
Eu escrevo apenas.
Tem que ter por quê?


*Biografia do autor já foi publicada na postagem anterior. 

Poema II

Poema II
Nome: A lua foi ao cinema.
Autor: Paulo Leminski.

A lua foi ao cinema
passava um filme engraçado,
a história de uma estrela
que não tinha namorado.

Não tinha porque era apenas
uma estrela bem pequena,
dessas que, quando apagam,
ninguém vai dizer, que pena !

Era uma estrela sozinha,
ninguém olhava pra ela,
e toda a luz que ela tinha
cabia numa janela.

A lua ficou tão triste
com aquela história de amor,
que até hoje a lua insiste:
- Amanheça, por favor !

Biografia de Paulo Leminski

Paulo Leminski nasceu em 1944 em Curitiba, e foi um escritor, tradutor, poeta, e professor brasileiro, e além de tudo era um lutador de judô faixa-preta.

Leminski tornou-se reconhecido por ter inventado seu proprio jeito para escrever poesias, fazendo trocadilhos ou brincando com ditados populares. Paulo Leminski foi também professor de História e de Redação em cursos pré-vestibulares, além de professor de judô.

Leminski teve poemas e textos publicados em diversas revistas, escreveu letras de músicas com uma grande influência de MPB (Música Popular Brasileira) chegando até a fazer pareceria com Caetano Veloso.


Faleceu no ano de 1989.

Poema I



Foi proposto pela professora Ilvanita, que fizéssemos a leitura de alguns poemas, e deles deveríamos selecionar três que tenhamos gostado.
Irei publica-los em postagens separadas, junto a biografia de seus altores.

Poema I 
Livro: Nariz de vidro.
Título: Bilhete
Autor: Mario Quintana

Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve ainda.

Biografia de Mario Quintana ( resumo ) 

Mário Quintana foi um importante escritor, jornalista e poeta gaúcho. Nasceu na cidade de Alegrete (Rio Grande do Sul) no dia 30 de julho de 1906. Trabalhou também como tradutor de importantes obras literárias. Com um tom irônico, escreveu sobre as coisas simples da vida, porém buscando sempre a perfeição técnica.
Sua infância foi marcada pela dor e solidão, pois perdeu a mãe com apenas três anos de idade e o pai não chegou a conhecer.
Já na fase adulta, Mário Quintana foi trabalhar na Editora Globo. Começou a atuar na tradução de obras literárias. Durante sua vida traduziu mais de cem obras da literatura mundial. Entre as mais importantes, traduziu “Em busca do tempo perdido” de Marcel Proust e “Mrs. Dalloway” de Virgínia Woolf.
Com 34 anos de idade lançou-se no mundo da poesia. Em 1940, publicou seu primeiro livro com temática infantil: “A rua dos cataventos”. Volta a publicar um novo livro somente em 1946 com a obra “Canções”. Dois anos mais tarde lança “Sapato Florido”. Porém, somente em 1966 sua obra ganha reconhecimento nacional. 
Ainda em vida recebeu outra homenagem em Porto Alegre. No centro velho da capital gaúcha é montado, no prédio do antigo Hotel Majestic, um centro cultural com o nome de Casa de Cultura Mário Quintana.
Faleceu na capital gaúcha no dia 5 de maio de 1994, deixando um herança de grande valor em obras literárias.
Mário Quintana
                          Imagem e biografia retiradas de: http://www.suapesquisa.com/biografias/mario_quintana.htm

sábado, 19 de outubro de 2013

Autoria - Crônica

Foi proposto pela professora de português que criássemos uma crônica com base na observação das imagens do livro "Movimento do aprender", sobre o fato exposto na figura.
Bom.. Espero que gostem da minha.

A vida 

Todos os dias se há uma nova chance para recomeçar. 
Lá estava ela, posta a janela, pensativa, olhando em direção ao horizonte. 
Eu a observava, curiosa, querendo saber o que se passava ma cabeça daquela pobre garota, cuja expressão não era tão agradável... Era triste, como se tudo estivesse desabando, como se nada fizesse sentido, como se ela não tivesse mais rumo. Estava prestes a se jogar. 
Fui até ela e perguntei o porque de estar assim. A princípio ela não queria contar, não queria se abrir, afinal, eu não era alguém de importância pra ela, nem ao menos a conhecia. 
Parei, fiquei ao lado dela, esperando que dissesse algo, até que...
Aos prantos, a menina disse que não estava muito bem, de fato. Falou sobre o que a deixava assim... Amores, amizades, as dificuldades pelo qual passamos todos os dias, as nossas atitudes e as atitudes dos outros. No geral, a vida. 
Eu a aconselhei, mesmo não sabendo quem era aquela menina tão tristonha. 
A vida não é algo fácil, digamos assim. Ás vezes passamos por coisas não tão boas, ruins, difíceis quem sabe, que podem não fazer sentido na nossa cabeça... E não tem jeito, não é sempre que podemos impedir que algo aconteça, mas se quisermos, podemos mudar, dar a volta por cima e seguir em frente, sem medo de arriscar. Sem medo de ser feliz.

Imagem retirada do blog Verborragias

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Aprendendo um pouco de história...

Foi solicitado para nós alunos de 8ªsérie, pela professora Sueli Gama, que fizéssemos pesquisas relacionadas ao assunto abordado no livro "Uma Garrafa no mar de Gaza", afim de aumentarmos nossos conhecimentos sobre os temas.

Link das pesquisas : http://prezi.com/elo7chz4uxlm/aprendendo-um-pouco-de-historia/

Espero que tenham gostado.
Até a próxima postagem !

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Estou de volta !

Oláaaaaa pessoal.
Como vocês obviamente perceberam, fiquei um tempo afastada do blog, e peço desculpas por isso. Mas agora estou de volta e continuarei fazendo vários posts para vocês!
Espero que gostem. 
Até a próxima postagem ! Beijão.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Que tal uma dica ? ☺

Hoje a dica é de música. Irei postar uma do Renato Russo, que eu adoro, chamada Mais uma Vez. 
A maioria de vocês provavelmente já conhece, mas mesmo assim resolvi que irei compartilhar com vocês. 
Espero que tenham gostado. Um beijo e até a nossa próxima postagem! 




Síntese do conto - O búfalo ( Clarice Lispector )

Era primavera.Uma mulher, rejeitada pelo seu amado, foi até o Zoológico para procurar o ódio nos animais. Enquanto procurava por tal sentimento, horrível, de certo, acabou achando, ao invés disso, o amor.
O amor no casal de leões, na girafa, no macaco, e entre outros animais.
Continuou procurando, até que achou o búfalo. Ficou o observando, e teve a impressão de que o animal o olhava. Seu coração acelerou.
Começou a provoca-lo, tacou pedrinhas e gritou. O búfalo, se aproximava, e ela não recuava um passo se quer. Seus olhos se encontraram com o do búfalo.
Ela caiu no chão.


Imagem retirada do Google 

Notícia relacionada ao "EKOABOKA"

Bom, depois de muitas postagens sobre o livro Ekoaboka, essa será a última.
Eu e meu grupo, escolhemos uma notícia que pudesse ser relacionada com o capítulo 3. No caso, tal notícia fala sobre o desmatamento na Amazônia, que como muitos de vocês já sabem é o que aborda uma parte do capítulo.  


"Desmatamento na Amazônia aumenta 35% e já supera 2010"
Por Marta Salomon
Brasília - O desmatamento na Amazônia neste ano deverá superar a taxa anual medida no ano passado. O primeiro sinal claro aparece nos alertas de desmatamento e degradação da floresta do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O sistema Deter acumulou em 11 meses do período de coleta da taxa anual uma área maior do que a captada entre agosto de 2009 e julho de 2010.
Até junho, o Deter registrou 2.429,5 quilômetros quadrados de florestas abatidas. Em relação ao mesmo período do ano anterior, houve um aumento de 35% no ritmo das motosserras. No mês, o aumento foi de 28%. Os dados de julho, que completarão os 12 meses da taxa oficial, só serão divulgados no final do mês. Mas os dados até aqui já superaram os 2.294 quilômetros quadrados de desmatamento medido até julho de 2010, o menor da série histórica do Inpe. O anúncio da taxa oficial está previsto para o final do ano.
Mauro Pires, diretor de Combate ao Desmatamento do Ministério do Meio Ambiente, prefere não especular sobre a nova taxa. "Vai ficar muito próxima da taxa de 2009 e de 2010", disse. Em 2009, o sistema Prodes indicou o abate de 7.464 quilômetros quadrados de desmatamento. No ano seguinte, o Prodes mediu o corte de 6.451 quilômetros quadrados de floresta.
Qualquer número acima do recorde registrado no ano passado significará a interrupção de uma queda do desmatamento que vem sendo registrada desde 2008. E pode comprometer os compromissos de redução das emissões de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global. O desmatamento ainda é a maior fonte de emissão de carbono no país.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Que tal uma dica ? ☺

Olá gente! Hoje a dica para vocês é bem curtinha. Será de um pensamento. Espero que gostem. 

- “Se não for hoje, um dia será. Algumas coisas, por mais impossíveis que pareçam, a gente sabe que foram feitas para um dia dar certo.“

sábado, 27 de abril de 2013

Que tal uma dica ? ☺

Hoje a dica vai ser de leitura. 
O livro que resolvi compartilhar com vocês é um Romance surpreendente, na minha opinião. É super gostoso de ler, e não é nada cansativo. Espero que gostem!

*Título: Branca de Neve e o Caçador.
*Autores: Lily Blake, Evan Daugherty, John Lee Hancock e Hossein Amini.
*Editora: Novo conceito.


Branca de Neve e o Caçador"Há dez anos, a vingativa Rainha Ravenna assassinou o rei na mesma noite em que se casara com ele. No entanto, dominar o reino tornou-se um sofrimento para a Rainha.

Para salvar seus poderes, ela deve devorar um coração puro, e Branca de Neve é a única pessoa com esse coração.

A fim de capturá-la, Ravenna recorre ao Caçador, o único homem que já se aventurou pela Floresta Sombria e sobreviveu. Branca de Neve será morta pelo Caçador? Ou será treinada por ele e se tornará a melhor guerreira que o reino já conheceu?"


Imagem retirada do site editoranovoconceito.com.br

Soneto relacionado ao "EKOABOKA"

Hoje irei postar um soneto que eu e meu grupo fizemos na aula de português, relacionado ao capítulo 3 do livro. Ele fala sobre os madeireiros e sobre o desmatamento, que é o que se passa em uma parte de tal capítulo.

Encontros

Encontramos os madeireiros 
 Que incomodam essa gente
 Sem se preocupar com o que é dos índios
 Apenas matando e destruindo.

 
Madeireiros por que a Amazônia?
 Esse lugar lindo de viver
 Sendo destruído e virando zona
 Porque não querem aprender.

 
Árvores caindo, tratores e máquina pesadas
 Levando madeiras
 Destruindo nossa pátria.

 
Saiam daqui, vocês, que não sabe cuidar
 Apenas pensam em desmatar
E com a nossa madeira acabar.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Que tal uma dica? ☺

* Todos os dias irei postar dicas, seja de filmes, livros, músicas, poesias ou pensamentos filosóficos que eu goste e ache interessante para compartilhar com vocês.
Espero que vocês gostem! 

A dica de hoje será uma música que eu gosto muito, do grupo Onze:20, chamada Não vai voltar. 



terça-feira, 23 de abril de 2013

Filme relacionado ao "EKOABOKA"

Como já havia dito na postagem anterior, hoje irei postar o trecho do filme que escolhemos para relacionar com o capítulo 3 do livro. 
O trecho que usamos foi do filme Tainá 2 - A Aventura continua. Abaixo está o vídeo completo, porém apresentamos apenas uma parte dele, em sala de aula. 


Escolhemos esse trecho, por causa do desmatamento, que é exatamente o que predomina em uma parte do capítulo 3, e que também mostra em tal parte do filme. 

sábado, 20 de abril de 2013

Música relacionada ao "EKOABOKA"

Como vocês já devem perceber, estou trabalhando com o livro Ekoaboka, na escola, inclusive já fiz alguns posts sobre ele. Hoje irei postar uma música que eu e meu grupo escolhemos para relacionar com o capítulo 3 - Encontros.


  • A música se chama "Desmatamento" - Raiz da Mata. 
"Roubando como um desesperado sem nenhum sentido.
Desmatando a mãe natureza que nos teve como filhos.
Todos filhos de jáh.
Jáh deu a natureza não foi pra um só, não foi pra um só.
Deus deu a natureza pra todos nós cuidarmos bem dela.
Não convém, está cometendo suicídio
Não faça isso rapaz, prejudicando nossas vidas
A vida dos nossos filhos e a dos animais.
Não mate o que é da mata ela só faz você viver e ser feliz.
Isso que não pode acontecer, não pode acontecer.
Desmatar a mata pra poder se enriquecer, uhum.
Pois a natureza não mata, ela só faz você viver e ser feliz.
Não convém, está cometendo suicídio
Não faça isso rapaz, prejudicando nossas vidas
A vida dos nossos filhos e a dos animais.
Eu cuido dela sim, para que a mãe natureza cuide bem de mim."



*A próxima postagem que farei será mostrando a parte do filme que também relacionamos, e um soneto que criamos.


Carta para Chantal - Livro "EKOABOKA"

* Foi proposto em sala de aula, pela professora Ilvanita, fazer uma carta para a personagem Chantal , do livro Ekoaboka, relacionada ao seu ultimo diário. 
Segue abaixo a carta: 

20 de março.

Querida Chantal. 

Olá. Estou lhe escrevendo apenas  para dizer que fiquei impressionada com o último texto que escreveu em seu diário. 
O jeito como você escreveu; mudou totalmente sua opinião em relação á floresta , antes só havia de reclamar de lá, porém agora não está tão entusiasmada para voltar para o Rio, afinal vai deixar o menino pelo qual se apaixonou, o seu grande amor, aquele que você não consegue parar de pensar. Catu, não é mesmo?
Achei muito legal o jeito como você mudou, e espero que tudo dê certo para vocês! 
Como você mesma disse, "a gente é meio que floresta ", concordo plenamente com isso!
Adorei o fato de você poder fazer parte do projeto da sua mãe. Muito legal mesmo. 
Dê um abraço na sua família, e no Catu, quando se reverem. 

Até mais!
                                      Nathália.   

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Síntese do Conto - Felicidade Clandestina

Uma de suas colegas de escola era gorda, sardenta, baixa, e diferente das outras meninas, era um pouco mais encorpada, tinha um busto enorme. Era filha de um dono de livraria, coisa que todas as crianças devoradoras de história gostariam de ter.
Ela toda era pura vingança, malvada e cruel.
Prometeu para a colega que a emprestaria o livro "As reinações de narizinho", de Monteiro Lobato, e lhe disse que só precisaria ir até a sua casa para buscá-lo no dia seguinte. E assim foi feito, lá foi ela, toda contente, porém sua alegria logo se foi.A menina malvada e muito egoísta, de certo, disse que já havia emprestado o livro para uma outra colega, e pediu que ela voltasse no outro dia.
Isso foi se repetindo por várias vezes, até que a mulher do dono da livraria, achou estranho a vinda daquela menina dias seguidos à sua casa, e perguntou o que estava acontecendo ali.
Quando descobriu o que viera a acontecer, disse para a menina que o livro nunca havia saído de sua casa. Emprestou o livro para ela, e disse que poderia ficar com ele o tempo que quisesse.
A menina que amava os livros, ficou em uma felicidade imensa, e fingia não ter o livro, para depois pega-lo, e ter o prazer de telo em suas mãos novamente.
Era uma felicidade clandestina.  



                               
Imagem retirada da "Cia dos Livros".

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Enredo do livro Ekoaboka !

                                                  


"Ekoaboka, Jornadas na Amazônia" começou a ser escrito em 2002, por 6 autoras, porém mal havia começado o trabalho e uma delas resolveu abandonar o grupo, ficando apenas 5.
O livro conta uma história super interessante, no qual os personagens principais são : Léo, Alex, Marina, Chantal, Txai e Badu, além de muitos outros que fazem parte dessa história emocionante, contando com índios e índias. 
Alguns anos após 1972, Léo e Badu vão até o aeroporto ao encontro de sua família, que vão passar 3 meses na amazônia juntos dos dois. 
Capa
Todos terão muitas coisas para fazer, conhecer lugares novos e culturas diferentes, enquanto Léo e Badu se dedicavam à descoberta de uma vacina contra a malária. Quando chegaram na floresta, a família se acomodou no Vitória-Régia, barco onde naqueles dias seria sua casa. Todos gostaram do local, menos Chantal ( 14 anos, filha de Marina ) é claro, só havia de reclamar. Não queria estar ali, estava acostumada com sua vida no Rio e com suas mordomias, escrevia e contava tudo em seu diário. 

Araru, índio da região, levou-os para fazer uma trilha pelo local, para que todos pudessem conhecer a floresta e os animais que ali abitam. 
Alex conhecerá a tribo dos abakebyra, ficará totalmente fascinado pelo o que vê, assim vai lhe despertar o interesse e a curiosidade para saber e descobrir tudo sobre a tribo. 
Todos, inclusive Chantal , passaram por mudanças e muitas emoções, durante esse tempo na Amazônia. 
O que será que vai acontecer? 
Será que Badu e Léo vão descobrir a cura da malária? 
E o resto da família, o que mudará ? 

 Imagem retirada do site editoradcl.com.br

terça-feira, 2 de abril de 2013

Os índios.

*Foi solicitado para nós alunos, assistir o vídeo "Índios no Brasil - Quem são eles", e fazer um pequeno texto falando sobre qual era a nossa visão e opinião sobre os índios antes e depois de assisti-lo.

Ele foi passado para nós apenas pela metade, porém postarei ele inteiro :



Antes de assistir o vídeo, considerava os índios pessoas normais, porém com cultura e um jeito de viver totalmente diferente do nosso, que é o que aprendemos desde pequenos. Porém depois de assistir , vi que minha concepção estava errada.
Hoje em dia ainda existem alguns em certas partes do Brasil, a maioria vivem em ocas ou casinhas bem modestas, mas estudam e trabalham, assim como a gente.
Em 1500 viviam de pesca, caça, agricultura e apenas disso, mas com o passar do tempo tudo isso mudou.
O objetivo do vídeo foi mostrar que eles são como nós e estão entra a gente, porém buscando outras culturas e formas de vida. 

sexta-feira, 29 de março de 2013

Conto - Uma aula de música do meu avô.

Vô Maurício não tocava nada, não era nem capaz de assobiar o Hino Nacional, porém sempre ouvia músicas, assim como seu neto que aprendeu a gostar. Gostar muito, aliás. 
O menino passou a incomodar seus pais para fazer aula de algum instrumento, até que o puseram em uma                     escola para fazer flauta doce.
Em certo domingo, estavam ouvindo música, até que o menino, mesmo não conhecendo muito sobre isso, disse sem pensar: 
"Isso é Vivaldi, As Quatro Estações." 
"Não é, não", disse o avô. "É Bach" 
A discussão continuou, e o menino não sabia o que fazer, estava orgulhoso, mas ao mesmo tempo decepcionado e encabulado. A música acabou e o locutor anunciou que havia acabado de tocar Vivaldi. Ele ficou feliz e triste ao mesmo tempo. Assim, o vô foi até onde ele estava e simplesmente pediu desculpas.  


* A história é contada em primeira pessoa pelo neto do vô Maurício que faleceu já a muitos anos.

                                 
Histórias de avô e avó
Arthur Nestrovski
*Imagem retirada de livrariaresposta.com.br

quarta-feira, 20 de março de 2013

Autoria - Poema escrito por mim relacionado ao livro EKOABOKA / capítulo 2.

Novas Descobertas 

Olhando para o céu 
Formava constelações 
Ficara tão impressionado 
Que lhe despertara emoções 

Ouvia-se uma música 
E de onde vinha, ninguém sabia 
Alex ficara encantado  
E o que era descobriria 

As palavras eram diferentes 
As notas eram mágicas 
Tudo o invadia de um jeito que o perturbava 

O mundo dos índios 
Ele queria conhecer
Um mundo de descobertas iria florescer. 

                                                                     Nathália Vargas

terça-feira, 19 de março de 2013

Síntese do conto - As Cerejas


Conto escrito por :

Foto retirada de http://www.releituras.com


Nome:
Lygia Fagundes Telles
Nascimento:
19/04/1923
Natural:
São Paulo - SP


O conto "As Cerejas" começa com a madrinha, tecendo uma cortina de crochê com um anjinho a esvoaçar entre rosas, e ela sempre dizendo, "vocês não viram meus óculos?". Enquanto isso sua afilhada corria pela casa e Dionízia , a cozinheira, preparava novas receitas para a visita de tia Olívia.
Com um galho de cerejas no decote, a tia muito vaidosa acabara de chegar. Julia ficara impressionada e encantada. Só conhecia cerejas nas folhinhas. Junto dela veio Marcelo, elegante, cavalgava muito bem, assim como seu pai.
Os dois pareciam se estranhar. Chovia, e logo a afilhada ficou doente, um tempo depois a visita se foi e Olívia deixou as cerejas para a menina. 


sexta-feira, 15 de março de 2013

Feliz aniversário - Clarice Lispector

   O conto Feliz Aniversário se encontra no livro Laços de Família de Clarice Lispector.
 
  Era aniversário de 89 anos de D. Anita, uma senhora, mãe de sete filhos. Morava com Zilda, única filha mulher entre seis filhos homens.
  Zilda havia preparado tudo para a festa da mãe e convidado toda a família, irmãos, suas esposas e os sobrinhos.
  Depois do almoço a senhora já havia sido arrumada e colocada pela filha na cabeceira da mesa. 
  Todos chegaram e mesmo assim a aniversariante continuou no lugar onde Zilda a deixou, sem participar da própria festa, que aliás foi desagradável.  
  Depois que todos foram embora, ela continuou lá, esperando o jantar que a filha a deveria servir. 



  
Livro Laços de Família
Imagem retirada do Uol

quarta-feira, 13 de março de 2013

O sonho


Sonhe com aquilo que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz. 

As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades
que aparecem em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passaram por suas vidas.

                                                                                         
Clarice Lispector

sábado, 9 de março de 2013

Síntese do conto "Amor" de Clarice Lispector



Ana vivia uma vida monótona e era uma dona de casa preocupada com seus afazeres. Tinha uma boa casa porém modesta, na qual vivia com seu marido e filhos.Certo dia, dentro de um bonde, foi surpreendida por um cego parado no ponto, que mascava chicletes. Observou o moço, isso fez com que ela despertasse para novas sensações. 
Quando o bonde voltou a andar, Ana deixou cair as compras, fazendo assim um estrago enorme , os ovos se quebraram todos. Recolheu o que ficou espalhado, depois seguiram viagem. Ana ficou o caminho todo pensando no cego e se detraiu por um bom tempo e acabou perdendo o ponto que a faria retornar para casa, por isso, desceu no Jardim Botânico.
Passou absolutamente a tarde toda no lugar, analisando e observando cada coisa que havia lá.  Em certo momento, lembou que havia de ir para casa. 

Assim que chegou, sentia que via tudo de uma maneira diferente, parecia que o amor por todos havia aumentado. Eles jantaram, depois, Ana e o marido foram dormir.



** Se alguém se interessou, e quer ler o conto todo, aqui está o link de um site : http://www.releituras.com/clispector_amor.asp

sábado, 2 de março de 2013

Documentário : Entrevista com Clarice Lispector e síntese da biografia


                                                                                                           

     
Clarice Lispector - imagem retirada do google



   Clarice Lispector nasceu em 1920 na Ucrânia, Russia. Escrevia contos psicológicos e vivia intensamente a arte que fazia. 
   Era uma mulher tímida e ao mesmo tempo ousada, mesmo sendo Russa, se considerava brasileira.
   Quando jovem, veio para o Brasil, morou por um tempo no Nordeste, Pernambuco junto com sua família e depois foi para o Rio de Janeiro, onde em 1943 se formou em Direito e casou-se com um diplomata.
   Alguns anos depois do casamento, nasce os filhos de Clarice.
   Quando um de seus filhos tinha aproximadamente 5 anos, Clarice, por pedido do menino, faz uma história para ele, e algum tempo depois começa a escrever literatura infantil. 
  A famosa escritora tinha um sotaque diferente e também língua presa, o que dificultava, as vezes, o entendimento do que dizia. 
   Como ela mesma diz no documentário, quando escrevia se sentia morta e livre de si mesma.
   Sem uma data especifica, porém em 1977, veio a falecer no Rio de Janeiro devido à um câncer.