"Ekoaboka, Jornadas na Amazônia" começou a ser escrito em 2002, por 6 autoras, porém mal havia começado o trabalho e uma delas resolveu abandonar o grupo, ficando apenas 5.
O livro conta uma história super interessante, no qual os personagens principais são : Léo, Alex, Marina, Chantal, Txai e Badu, além de muitos outros que fazem parte dessa história emocionante, contando com índios e índias.
Alguns anos após 1972, Léo e Badu vão até o aeroporto ao encontro de sua família, que vão passar 3 meses na amazônia juntos dos dois.
Todos terão muitas coisas para fazer, conhecer lugares novos e culturas diferentes, enquanto Léo e Badu se dedicavam à descoberta de uma vacina contra a malária. Quando chegaram na floresta, a família se acomodou no Vitória-Régia, barco onde naqueles dias seria sua casa. Todos gostaram do local, menos Chantal ( 14 anos, filha de Marina ) é claro, só havia de reclamar. Não queria estar ali, estava acostumada com sua vida no Rio e com suas mordomias, escrevia e contava tudo em seu diário.
Araru, índio da região, levou-os para fazer uma trilha pelo local, para que todos pudessem conhecer a floresta e os animais que ali abitam.
Alex conhecerá a tribo dos abakebyra, ficará totalmente fascinado pelo o que vê, assim vai lhe despertar o interesse e a curiosidade para saber e descobrir tudo sobre a tribo.
Todos, inclusive Chantal , passaram por mudanças e muitas emoções, durante esse tempo na Amazônia.
O que será que vai acontecer?
Será que Badu e Léo vão descobrir a cura da malária?
E o resto da família, o que mudará ?
Imagem retirada do site editoradcl.com.br